Home Belezas Naturais As belezas do maior cajueiro do mundo no RN

Maior Cajueiro do Mundo. Foto por: Rcroffi

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Maior Cajuiero do Mundo. Foto por: Rvcroffi

Maior Cajuiero do Mundo. Foto por: Rvcroffi

O maior cajueiro do mundo

O Rio Grande do Norte não é só um estado de belezas naturais, mas também de peculiaridades. No litoral sul do estado, especificamente na praia de Pirangi do Norte situada na cidade de Parnamirim está o maior cajueiro do mundo! A árvore gigante mede 8.500 metros de copa que cobre todo o perímetro. Sabe-se que o cajueiro produz uma safra de 70 a 80 mil cajus, variando de acordo com o tempo, o que equivale a 2,5 toneladas. A título de comparação, o seu tamanho é tão grandioso e díspar que equivale a 70 cajueiros de tamanho normal, o que é um fato notável.

Livro dos recordes

A diferença é tanta que o cajueiro entrou para o Guiness Book como maior cajueiro do mundo, fato que tornou a cidade conhecida no mundo todo. Além das praias,  a presença desse imenso cajueiro faz com que inúmeros curiosos e turistas viajem até Parnamirim todos os anos para conhecer o fantástico e incrível cajueiro. Na época da safra, que ocorre de setembro a dezembro, os visitantes podem degustar a fruta e passear pelo entorno da árvore, sendo, obviamente estritamente proibido subir nos galhos.

Polêmica

Boatos sobre a história dizem que o cajueiro deve ter sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira. Tal pescador morreu aos 93 anos de idade aos pés do seu cajueiro e teria deixado a árvore como legado de sua passagem. Porém, uma polêmica pode ameaçar o título de maior cajueiro do mundo do RN, pois o estado do Piauí reivindica o título por um cajueiro que mede 8.810 metros e está localizado no Cajueiro da Praia. A cidade do Rio Grande do Norte possui 242 384 mil habitantes, enquanto que a piauiense possui 6 mil habitantes.

O que explica o tamanho?

Como você já sabe, o tronco desse cajueiro supera 70 vezes o tronco de uma árvore normal. O que será que explica o seu tamanho? Na verdade, o crescimento exagerado dessa árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. O que ocorre é que ao invés dos galhos crescerem para cima, elas cresceram para os lados então, com o tempo, por causa do próprio peso a árvore tende a se curvar para baixo até chegar ao solo. A segunda anomalia é que ao tocar no chão os galhos criam raízes na terra e crescem novamente como se fossem outras árvores, mas na verdade trata-se de dois cajueiros (um normal e outro que cobre 95% da área). Para se ter uma ideia, as raízes do cajueiro podem chegar a 2 mil metros da área.

Como chegar?

Se você quer visitar o maior cajueiro, mas não sabe como saiba que ele fica a 24 km de Natal. Você deve seguir a conhecida Rota do Sol ou RN 063 que atravessa Pirangi até o cajueiro. Existem placas que direcionam turistas para a localização. Fica na Av. Deputado Márcio Marinho, 2, 28 km. Existe um custo mínimo para poder observar o cajueiro do alto de um mirante. A entrada do parque do cajueiro é cercada de barracas de produtos artesanais. O horário de funcionamento do parque é das 7h30 às 17h30. Em caso de dúvidas entre em contato com guias turísticos da cidade.

Pousadas

Existem algumas pousadas aconchegantes para hospedagem na região se quiser ficar mais de um dia, bem como restaurantes de comida regional. Além de conferir o cajueiro você pode realizar passeio de barco com mergulho nas piscinas naturais do Parracho de Pirangi a 800 metros da costa.

 

gostou

* indicates required

anuncio


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×