Home Belezas Naturais Conheça as exuberantes belezas naturais da Chapada das Mesas no Maranhão

Chapada das Mesas. Foto: Raoni Dantas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Chapada das Mesas. Foto- Otávio Nogueira

Chapada das Mesas. Foto- Otávio Nogueira

A Chapada das Mesas, localizada no estado do Maranhão, tem como sua principal atração o turismo ecológico, que abrange com suas lindas paisagens vegetativas, as praias do rio Tocantins, os chapadões e suas cachoeiras.

A cidade tem como cultura escritores, monumentos, igrejas, o obelisco da Independência e o artesanato, que se iniciou graças à colonização indígena que a cidade sofreu durante a sua colonização.

anuncio

Durante o ano todo o clima predominante é  quente, numa média entre 19° e 36°,  ficando um mais ameno nos meses de junho e julho.

A vegetação que predomina o local é o cerrado e isso faz com que os pássaros façam muitos ninhos nessa região. A cidade ganhou o nome de Chapada das Mesas por causa de seus platôs (extensão de terreno plano situado numa pequena elevação, o mesmo que planalto), que se parecem com “mesas”. E essas, devem-se aos paredões de rocha de arenitos que foram formadas há milhões de anos atrás.

O parque nacional da Chapada das Mesas protege mais de 16 mil hectares de cerrado, que passa pelos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O local é extremamente rico em espécies de animais e de plantas.

A melhor época para conhecer o local é em julho, o mês mais festivo da cidade. Nessa temporada de férias o turista pode esperar sol e um lindo céu azul o mês inteiro. Dentro das festividades, está o aniversário da cidade, comemorado em 8 de julho. O evento dura o dia inteiro e conta com apresentações artísticas e shows de bandas de forró, axé e música popular.

Cachoeiras fazem parte das principais atrações da Chapada. São várias quedas que ultrapassam 70 m de altura, como é o caso de Santa Bárbara. A Pedra Caída chama atenção pela sua paisagem inusitada, em meio de cânions. E o que é mais gostoso, todas elas formam piscinas naturais perfeitas para o mergulho.

Para quem quer um lugar com lindas paisagens, descansos e aventuras, a Chapada das Mesas é um destino certo! E o turista ainda pode escolher entre hotéis simples, pousadas de luxo, charmosas casas para alugar e camping. Só não dá para esquecer o protetor solar e a disposição de conhecer lugares inesquecíveis.

gostou

* indicates required


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Leave a Reply

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×