Home Belezas Naturais Floresta dos Guarás, onde a Amazônia encontra o mar

Floresta dos Guarás. Foto: Site Geografia e Tal

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 1 Flares ×
Floresta dos Guarás

Floresta dos Guarás

A Floresta dos Guarás é um pequeno ecossistema brasileiro, localizada no litoral ocidental do estado do Maranhão e banhada pelo oceano Atlântico. Esse incrível ecossistema é composto por parte da floresta amazônica em sua fauna e flora, mangues, florestas, ilhas desertas e áreas de restingas. E leva esse nome em homenagem à bela ave de plumagem vermelha, comum na região.

O local, que conta com atrativos naturais e culturais, foi incluído com pólo ecoturístico por excelência e envolve os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão. Destaca-se como santuário ecológico formado por baías e estuários onde os rios desaguam em meio a manguezais.

anuncio

Entre seus maiores atrativos turísticos está a Ilha de Lençóis, em Cururupu. Formada de areia, apresenta cenários deslumbrantes. Há também outros atrativos como Praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça;. Parcel de Manuel Luís, um banco de corais com alcance apenas de mergulhadores profissionais; estaleiros, onde os mestres constroem embarcações típicas do estado, totalmente artesanais e diversos pássaros como guarás, garças, colhereiros e marrecos.

Além disso, lá possui uma lenda, a do Touro Encantado, que torna tudo enigmático. Segundo a crença, o Rei de Portugal São Sebastião, que desapareceu durante uma luta popular contra os mouros, vive ali na forma de touro encantado.

Nesta paisagem tropical e preservada, os exuberantes manguezais podem chegar a 35 metros de altura e 1 metro de diâmetro são vitais para o equilíbrio ambiental de toda a zona costeira, especialmente para as aves. É lá também que se encontra a maior população de peixe-boi marinho no Brasil. Entre os répteis, destacam-se as jiboias e as tartarugas marinhas. A diversidade de peixes, camarões, siris, ostras, sururus e outros animais marinhos são a indicação de um bom nível de conservação desses manguezais.

Para aqueles que querem ficar instalados na Floresta, o número de hospedagens é bem restrito, mas isso dá ao turista a possibilidade de viver uma experiência rara e inesquecível. Como o local é quente e úmido, alguns itens não podem ficar fora da mala, como: filtro solar, repelente, chapéu, hidratante e protetor labial. Existem três formas de chegar na Floresta dos Guarás: acesso aéreo, saindo de São Luís é possível fretar uma aeronave para seis pessoas, na faixa de R$1.000; acesso marítimo, barcos fazem o transporte por uma média de R$38 por pessoa; ou acesso terrestre, no qual o ônibus sai diariamente de São Luís, com onze horas de viagem. Para conhecer mais lugares espetaculares do Maranhão clique aqui.

gostou

* indicates required


1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 1 Flares ×

Leave a Reply

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 1 Flares ×