Home Bahia As belezas de Morro de São Paulo na Bahia

Morro de São Paulo. Foto: LK Comunicação

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 3 3 Flares ×
Morro de São Paulo. Foto: André Uriel

Morro de São Paulo. Foto: André Uriel

Morro de São Paulo é o terceiro maior polo turístico da Bahia. Localizado no sul de Salvador, capital baiana, e faz parte da ilha da Tinharé, município de Cairu, numa região conhecida como Costa do Dendê.

Para chegar é possível ir de taxi aéreo, em um vôo panorâmico de 20 minutos. De catamarã, são duas horas de navegação partindo do Terminal Marítimo do Mercado Modelo. E também de carro, nessa opção é preciso atravessar o ferry-boat até Itaparica e, de lá, seguir por 1h30 pela rodovia BA001 até Valença, de onde partem lanchas para o Morro de São Paulo.

anuncio

Não tem época ideal para ir, mas caso o objetivo da viagem seja o surf, o ideal é ir entre os meses de maio a setembro, quando rolam as melhores ondas. Entre os meses de outubro e abril, o mar é quente, transparente e tranquilo, perfeito para quem opta pela prática do mergulho.

Famosa pela sua noite e festas nas praias que vão até o sol nascer, também é destino certo para quem quer praticar esportes. Há programas para todas as idades, casais com crianças que podem se divertir em águas calmas e solteiros que podem aproveitar as baladas.

Entre os passeios disponíveis, é possível visitar as ilhas vizinhas, fazer passeios ao redor da ilha, trilhas ecológicas, caminhadas histórias e entre diversos outras atrações. Na ilha de Boipeba, bem próxima ao Morro de SP, é comum o mergulho livre, hipismo, corrida e caiaque.

Essa ilha tropical, banhada pelo oceano Atlântico e pelos diversos manguezais, possui diversas praias. A Primeira Praia é a única onde é possível praticar surf e tirolesa, que descendo do Morro do Farol tem 360 m de comprimento e 80 m de altura. A Segunda Praia durante o dia é local escolhido para prática de esportes coletivos, mas a noite ela se transforma em pura badalação. É lá também que se pratica o mergulho livre em sua piscina natural e quente. A Terceira Praia é a menos famosa, mas a partir dela pode-se ir à ilha do Caitá, mergulhar, velejar e para os mais aventureiros, partir para mar aberto. A Quarta Praia é conhecida pelas suas piscinas naturais e é o local escolhido para quem pratica kitesurf.

E não para por ai, a praia do Encanto é a mais tranquila do Morro e com longas faixas de areia. É ideal para hipismo, mergulho livre, vela, caiaque, kitesurf, entre outros esportes. E Gamboa, outra vila da ilha, onde fica um clube de vela para iniciantes ou experientes. Também é lugar para prática de wakeboard, esqui aquático e o parasail (para-quedas rebocado por uma lancha).

Com tudo isso, é impossível não conhecer Morro de São Paulo. Aproveite e já programe sua próxima viagem colocando esse lugar maravilhoso como destino.

Como chegar

Avião

Chegando ao Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Salvador (+55 71 3204 1010/1155), o trajeto mais rápido é pegar um vôo direto para Morro de São Paulo, com duração aproximada de 25 minutos.

De barco

Do Terminal Marítimo,  em frente ao Mercado Modelo, em Salvador, partem diariamente Catamarãs e Lanchas que fazem o trajeto Salvador/ Morro de São Paulo.

Carro

De Salvador:

  • Saindo do Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador, fazer a travessia de Ferry Boat até Itaparica (Terminal Bom Despacho) e seguir até a cidade de Valença passando pela cidade de Nazaré.
  • Pela BR-324. Entrar na BR 101 antes de chegar em Feira de Santana (sentido Itabuna, mal sinalizado) e seguir até Santo Antônio de Jesus . Em Santo Antônio de Jesus, entrar na BA-245 até Nazaré e seguir pela BA-001 até Valença. (Vale a pena pelas belas paisagens da região). Ou, continuar pela BR-101 até o entroncamento de Valença, e entrar na BA-542, até chegar à cidade de Valença.
  • Vindo do Sul pela BR 101, após Itabuna e Ubaitaba, na altura de Travessão, seguir pela BA-650 por 41 Km até Camamu. Deste ponto, seguir até Valença, passando por Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá, são mais 71 Km. Ou seguir pela BR 101 até o entrocamento de Valença (depois da cidade de Presidente Tancredo Neves) e entrar na BA-542, até chegar à cidade de Valença.

Ônibus

A viação São Geraldo e Águia Branca servem a cidade de ValençaDe Salvador, existem ônibus direto para Valença da Viação Camurujipe. Outra opção é atravessar até Itaparica de Ferry Boat (Terminal Marítimo de São Joaquim) e de lá pegar ônibus ou Vans até a cidade de Valença.
Na alta temporada existem muitas Vans que fazem o trajeto.

O que fazer

Em Morro de São Paulo é possível fazer passeios incríveis de barco, mergulho nas águas cristalinas e caminhadas ao forte e ao farol.

Fotos

Morro de São Paulo. Foto: Site Morro de São Paulo Bahia Brasil

Morro de São Paulo. Foto: Site Morro de São Paulo Bahia Brasil

 

 

Veja mais fotos incríveis de Morro de São Paulo, clique aqui.

Mapa

gostou

* indicates required


3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 3 3 Flares ×
1 resposta to this post

Leave a Reply

3 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 3 3 Flares ×